No mercado internacional de café há 3 grandes players que influenciam a formação de preços. Juntos respondem por 60% da produção mundial e por 57% das exportações.

No segmento de café os países são divididos da seguinte forma:

  • Consumidores/importadores: EUA, União Européia e Japão, respondem por 55% do consumo entre os países importadores. Têm elevado consumo, porém dependem de importação.
  • Produtores/exportadores: países da América do Sul e Vietnã. Têm baixo consumo interno (exceção para o Brasil) e as exportações são representativas.
    • Brasil: responde por 37% da produção mundial e por 26% das exportações. Exporta 63% da produção interna. Safra tem início em maio. Produz café robusta e arábica;
    • Vietnã:responde por 14% da produção mundial e por 20% das exportações. Exporta 95% da produção interna, o consumo interno é muito baixo. Safra tem início em outubro. Produz café robusta;
    • Colômbia:responde por 9% da produção mundial e por 11% das exportações. Exporta 87% da produção interna, também tem o consumo interno muito baixo. Safra tem início em outubro. Produz café arábica.

Os países com maior consumo per capita de café são os países europeus, o Brasil e os EUA. Na China o consumo é muito pequeno, no entanto vem crescendo. Na Colômbia e no Vietnã, que são grandes produtores, o consumo também é muito baixo. O consumo interno brasileiro gira em torno de 17 milhões de sacas de 60 kg de café.

O mercado internacional de café tem uma forte característica de reexportação, ou seja, alguns países compram o grão para reexportar para países próximos e de zonas de livre comércio. A reexportação representa em torno de 1/3 das exportações mundiais.


Cenário atual e tendências

O consumo mundial de café vem registrando crescimento constante nos últimos 10 anos, em diversos países, com destaque de crescimento para os países do leste europeu e países asiáticos, gerando baixa dos estoques. A relação estoque/consumo está nos níveis mais baixos já registrados.

Como resultado do aperto no quadro de suprimento mundial, ospreços internacionais do café assumiram tendência de alta a partir de 2002.